Bolo de laranja

Na segunda - feira,  o dia foi especial. A minha menina fez 15 anos.
Para festejar a data importante fiz um bolo de laranja que adaptei de uma receita original de bolo de cenoura para a bimby. 
Como por aqui não há bimby fi-lo manualmente e adaptei as quantidades do açúcar e óleo. É muito fácil.
Como prometido no Instagram do blogue https://www.instagram.com/omundodapequenita/, deixo aqui a receita.

Torta

Ingredientes :
250g de açúcar
300g de farinha
1 col.(chá )  fermento
50 ml de óleo
2 laranjas
5 gemas
4 claras

Pensamento





" Coma Melhor, Poupe Mais"

Para mim o saber nunca ocupou lugar. Gosto de aprender matérias novas, aprofundar conhecimentos. 
Noutro dia enquanto lia mais um artigo publicado em um dos  blogs que sigo descobri que a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCNUP) tinha aberto inscrições para uma formação online e gratuita (formidável)  "Coma melhor, poupe mais".
Entrei no site da FCNAUP para ver do que se tratava e fiz a inscrição. Ao fazer a  dita inscrição descobri a  https://miriadax.net/pt/home ,uma plataforma que  coloca à disposição de todos os interessados, cursos online e gratuitos, o que dá jeito para quem quer saber mais e nem se precisa de sair de casa.


Querer
Esta formação apresentou um conjunto de conceitos e dicas práticas de como é possível se ter uma alimentação saudável e económica ao mesmo tempo.

Para tal devemos:
Planear o dia, semana ou mês alimentar;
Comprar tendo por base o planeamento que fizemos, aproveitando os produtos da  Ã©poca e as promoções;
Preparar  as refeições com higiene e segurança, utilizando métodos de confecção saudáveis de forma a preservar a qualidade nutricional dos alimentos;
Conservar respeitando o planeamento, a confecção, o tipo de alimentos e os prazos de validade.

Já ando a ver qual será a próxima que irei fazer, para já vou pensar no aniversário da C.
Até já!
Coma








Tempo Livre para Economizar e Reaproveitar

Olá
Fomos presenteados pelo S. Pedro por um fim de semana chuvoso.
Estávamos a ficar mal habituados e a pensar que a chuva e o frio só aparecessem lá para o Natal. Mas não.
E o que fazer neste tempo?!
Tanta coisa, como por exemplo, ler, ver tv, jogar playstation (para quem for adepto), monopólio (ai que saudades), dominó ou outras actividades caseiras que se goste.
Eu gosto de cozinhar e aproveitei para o fazer no sábado à tarde e dedicar-me à confecção de pão, marmelada e pudim de pão. Uma forma de economizar e reaproveitar.






Como tinha pão duro e não aprecio rabanadas, decidi fazer um pudim de pão.
Já que ia ligar  o forno para cozer o pudim de pão e não me apeteceu  ir à padaria, aproveitei a ocasião que ia ter o forno quente fiz a massa para fazer pão em casa . 
Aproveitei que estava na  cozinha e e como tinha  marmelos decidi fazer marmelada.
Para a marmelada utilizei o açúcar dos pacotes que trago quando vou tomar café fora.



Podem ver as receitas  em:
Pudim de pão - http://omundodapequenita.blogspot.pt/2016/01/pudim-de-pao-sem-ovos-na-liquidificadora.html
Pão  - http://omundodapequenita.blogspot.pt/2016/05/pao-semi-integral.html?m=1
Marmelada - http://www.docesregionais.com/marmelada-tradicional/






Pensamento


Pensamento

Comparadores de preços para as compras do supermercado

A Patrícia do Segredos do cêntimo Ã© uma rapariga muito organizada e no seu blog, tem vindo a escrever sobre planeamento e organização.
Num dos seus últimos posts, ela escreveu sobre o planeamento das compras a fazer no supermercado. Partilhou algumas aplicações, umas que conhecia e outras que foram novidade para mim, que ajudam a preparar as compras semanais do supermercado. Nestes sites, podemos ver as promoções semanais dos diversos hipermercados, outras que dão uma preciosa ajuda na organização e preparação da lista das compras e algumas delas até fazem comparação dos produtos nos diversos supermercados.
Quando vi a publicação pensei logo, aqui está algo que tenho que experimentar pois gosto de perder pouco tempo nas compras, daí optar pelas compras online e se ainda à poupança de tempo puder juntar a poupança de dinheiro, melhor ainda.
Acabei por testar as aplicações, a que mais gostei foi a kuantokusta-supermercados, um site onde podemos ver as promoções e fazer a comparação dos produtos a adquirir, num só local. Sugerindo ainda produtos equivalentes mais baratos nos supermercados da área da residência, de forma a obter alguma poupança e podemos imprimir a lista das compras.
Nas últimas compras que fiz testei a aplicação e no final apareceu a comparação das diversas lojas, conforme a imagem. (Além destas ainda apresenta o valor para mais 2 superfícies, onde curiosamente o valor final é igual ao preço final da que é apresentada em 1.º lugar).


Como sou fã das compras online, tinha um vale 10% em cartão Continente decidi efectuar as minhas compras no Continente Online, acabando no final por poupar 18,07€ em descontos imediatos. Tal como eu e para bem das Vossas bolsas, toca a experimentar.




Pensamento


Foi há 4 meses - Campeões,Nós Somos campeões europeus(Gritamos nós)!

Doze anos depois de Portugal perder a final de um Campeonato da Europa frente à Grécia  quando fomos o país organizador de um Europeu entre Selecções, chegamos à final do Europeu de 2016 com a França. 
Quatro meses depois apetece-me recordar o momento.

Muitos de Nós achávamos que era difícil, eu própria só acreditava em 20% das hipóteses de vencer o jogo da final, não por sermos pior Selecção que a  Francesa,  mas  porque tivemos uma péssima experiência com eles quando nos afastaram nas meias-finais do Mundial  2006.  
O Jogo começava, chegado o minuto 16 lesionavam o nosso capitão, o nosso melhor jogador, nós portugueses que seguimos o campeonato e estávamos a ver o jogo com a máxima atenção ficamos apreensivos. Ricardo Quaresma entrava para substituir  Cristiano Ronaldo que sempre motivou a equipa a jogar e a não desistir, a acreditar nas palavras de Fernando Santos, o Seleccionador Nacional
que dissera que só regressariam a Portugal dia 11 de Julho e com a Taça na bagagem mas a nossa esperança ia esmorecendo sem CR7 em campo. 

O jogo decorria e 0-0 no apito final do tempo regulamentar, fomos para o  prolongamento, não marcássemos naqueles 30m e se fosse a penaltis perderíamos quase de certeza - era este o pensamento da maioria de nós, portugueses.
No fim da 1.ª parte do prolongamento, o resultado continuava 0-0.
Troca de campo e mais 15m, aos 5m da 2.ª parte do prolongamento e do pé daquele que ninguém esperava saiu o golo que daria o Primeiro Campeonato da Europa a Portugal.
Seguiram-se os 10m mais longos de um jogo até ao apito do árbitro, de todos os jogos que assisti.
O árbitro apitou e a Selecção Nacional era finalmente Campeã da Europa e, logo  frente aos franceses que já tinham  autocarro para os festejos pronto. 
E o nosso treinador na sua fé confirmou - "Dia 11 estaremos em Portugal com a Taça" e a minha filha viu ao 14 anos o seu país a ser Campeão Europeu.


Pensamento