Foi há 4 meses - Campeões,Nós Somos campeões europeus(Gritamos nós)!

Doze anos depois de Portugal perder a final de um Campeonato da Europa frente à Grécia  quando fomos o país organizador de um Europeu entre Selecções, chegamos à final do Europeu de 2016 com a França. 
Quatro meses depois apetece-me recordar o momento.

Muitos de Nós achávamos que era difícil, eu própria só acreditava em 20% das hipóteses de vencer o jogo da final, não por sermos pior Selecção que a  Francesa,  mas  porque tivemos uma péssima experiência com eles quando nos afastaram nas meias-finais do Mundial  2006.  
O Jogo começava, chegado o minuto 16 lesionavam o nosso capitão, o nosso melhor jogador, nós portugueses que seguimos o campeonato e estávamos a ver o jogo com a máxima atenção ficamos apreensivos. Ricardo Quaresma entrava para substituir  Cristiano Ronaldo que sempre motivou a equipa a jogar e a não desistir, a acreditar nas palavras de Fernando Santos, o Seleccionador Nacional
que dissera que só regressariam a Portugal dia 11 de Julho e com a Taça na bagagem mas a nossa esperança ia esmorecendo sem CR7 em campo. 

O jogo decorria e 0-0 no apito final do tempo regulamentar, fomos para o  prolongamento, não marcássemos naqueles 30m e se fosse a penaltis perderíamos quase de certeza - era este o pensamento da maioria de nós, portugueses.
No fim da 1.ª parte do prolongamento, o resultado continuava 0-0.
Troca de campo e mais 15m, aos 5m da 2.ª parte do prolongamento e do pé daquele que ninguém esperava saiu o golo que daria o Primeiro Campeonato da Europa a Portugal.
Seguiram-se os 10m mais longos de um jogo até ao apito do árbitro, de todos os jogos que assisti.
O árbitro apitou e a Selecção Nacional era finalmente Campeã da Europa e, logo  frente aos franceses que já tinham  autocarro para os festejos pronto. 
E o nosso treinador na sua fé confirmou - "Dia 11 estaremos em Portugal com a Taça" e a minha filha viu ao 14 anos o seu país a ser Campeão Europeu.


Sem comentários