Outubro Rosa

Desde 1990 com a realização da Primeira Corrida para a Cura, nos Estados Unidos, de modo a  incentivar a população no controlo do cancro da mama que, foi instituído o mês de Outubro como o mês "rosa", talvez porque neste mês se assinala o Dia Mundial do Cancro da Mama, a 19,  no dia 30 Dia Nacional da Prevenção do  Cancro da Mama e o Dia Internacional do Cancro da Mama.
A data que é comemorada, também, em Portugal desde 2014 tem por objectivo promover a consciencialização sobre a doença e sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. 
Segundo a Direcção - Geral da Saúde, o cancro da mama é o mais comum nas mulheres depois do cancro da pele e, é a segunda causa de morte nas mulheres. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afectada por esta doença.

Infelizmente, já são algumas pessoas que conheço, a quem ela visitou.
Este ano, em Fevereiro "ele" bateu à porta de uma pessoa que gosto muito; quando soube fiquei, obviamente, triste e só me ocorreu -lhe dizer que tudo correrá bem. E a verdade é que tem corrido (Graças a Deus).
Fez as quimioterapia devidas,  foi submetida à cirurgia, está em recuperação e tudo isto sem perder o sorriso e a vontade de viver.
Apesar de toda a sensibilidade da situação, mantém até hoje o seu estatuto de Rainha do Optimismo.
Para as restantes mulheres, nunca nos esqueçamos de "escutar" o nosso corpo, de fazer o auto-exame da mama e se porventura acharmos algo de anormal devemos logo consultar o médico. 
Se detectado atempadamente e em fase inicial o cancro da mama pode ser curável até 98% dos casos.
Vamos prevenir!




1 comentário

Gabrielle disse...

Outubro é sem dúvida um mês agora especial para mim, um mês de luta, de renascimento e novos sonhos. Obrigada por te lembrares desta causa e de quem a trava! Beijinhos