Despesas de IRS

O sistema e-factura surgiu a 01 de Janeiro de 2013 e foi criado no Governo de Pedro Passos Coelho de forma a centralizar todas as facturas e reduzir a actividade paralela.
Quem emite a factura deve as comunicar mensalmente às finanças e nós cidadãos devemos verificar se as mesmas estão correctamente inseridas e indicar o respectivo sector.
No caso da factura não estar no e-factura até ao final do mês seguinte à sua emissão, o contribuinte pode e deve lançá-la manualmente.
De salientar que tudo que não são facturas, ou seja, recibos de despesas de saúde, despesas escolares, entre outras podem ser consultadas no Portal de Despesas para Dedução à Colecta uma vez por ano, já que estas despesas são comunicadas anualmente às finanças (normalmente em finais de Fevereiro inícios de Março) e publicadas no referido portal.


Na outra semana, quando tirei uns dias de férias para descansar, aproveitei numa manhã para organizar a minha pasta de despesas familiar e confirmar se as nossas despesas  estavam ou não lançadas no programa.


As minhas despesas do 1.º semestre deste ano estão lançadas e conferidas, resta-me agora fazer igual para o segundo semestre. (Quero ver se vou fazendo isto mensalmente pois perderei menos tempo) e guardar 4 anos as mesmas como exige a lei.

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