Por Terras do Douro

Penúltimo fim de semana de Julho coincidiu com  o fim de semana antes de  5 dias de férias e com a comemoração de mais um aniversário de casamento.
Ja estava decidido que estas férias seriam passadas perto de casa e a comemoração do aniversário seria com um almoço ou jantar que, até podia ser em casa.
Mas sem que me apercebesse, o P. fez-me uma surpresa e no sábado de manhã disse-me para preparar a mala, pois íamos passar um fim de semana fora.
(mas como não me apercebi? Costumo ser perspicaz nestas situações .
Mala feita lá fomos nós.
Primeira breve paragem  foi em Baião, Vila do Distrito do Porto, região do Norte e Sub-Região  do Tâmega e Sousa que está subdividida por 14 freguesias. Estacionamos próximo da Praça Dom Manuel de Castro onde tiramos fotos e uns metros mais à frente tomamos um café.
Seguimos para o local onde iríamos pernoitar -  Tabuaço.
Um lugar calmo onde se pode deslumbrar a natureza, que se localiza no Distrito de Viseu e está inserido no Alto do Douro Vinhateiro, classificado pela Unesco como Património da Humanidade.
Foi num dos 15 restaurantes deste concelho que decidimos jantar para comemorar o aniversário de casamento ao sabor de um costelão de vitelão Arouquesa  acompanhado de um vinho tinto do Douro, de outro modo não poderia ser, obviamente.
Antes do jantar passeamos um pouco e tiramos fotos
Jantar terminado mais um pequeno passeio e mais fotos para tarde recordar.
No Domingo, a primeira a levantar-se foi a C.,depois o P. e por fim eu (estava a saber bem estar na morrinhice) após a habitual rotina de higiene descemos para o pequeno-almoço, o qual saboreamos calmamente pouco tempo depois mala arrumada fizemos o check out e seguimos rumo a S. João da Pesqueira, mais antiga Vila de Portugal, com foral desde 1055, situa-se no Distrito de Viseu  Visitamos o centro histórico, um património histórico monumental recuperado a nível de fachadas e pavimento.
Destaca-se a Capela da Misericórdia com uma fachada com dois painéis de azulejos, representando " Cristo curando um  enfermo" e "Cristo e a Samaritana ". Outro dos pontos atractivos é o Arco.
Foi nesta vila que almoçamos em modo piquenique e depois fomos ao centro tomar um café.
Sento-me numa mesa, onde está pousada a revista do J.N. "Notícias Magazine ", coincidência das coincidências,  o tema de capa e a reportagem principal era sobre o Douro.
Reportagem lida seguimos até Penadono, outrora designado do Pena do Dono, é considerada uma as mais vilas portuguesas. Aqui visitamos o Castelo,- Monumento Nacional desde 1910.

A visita pelo Alto Douro Vinhateiro estava a chegar ao fim mas tivemos tempo ainda de parar no Pinhão, onde estão localizadas as principais quintas produtoras de vinho do Porto.
Na Vila do Pinhão situa-se a mais bela estação ferroviária do Douro devido aos seus azulejos representativos da produção do vinho do Porto, desde as vindimas até ao transporte do vinho em barcos rabelo rio abaixo até às caves em Vila Nova de Gaia.
Regressamos a casa felizes pelo descanso e por toda a beleza contemplada.